top of page

Atleta Pérola conquista vice-campeonato na maior competição de Capoeira do mundo

JOVENS DE CIDADE OCIDENTAL BRILHAM NO VMB 10 EM MARICÁ (RJ), COM DESTAQUE PARA A ATLETA PÉROLA E A SURPREENDENTE ATUAÇÃO DE CRIANÇAS COMO BOMBINHA, DE APENAS 7 ANOS


Nos dias 12 e 13 de setembro, a cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, se transformou na capital mundial da capoeira ao sediar a 10ª edição do Volta ao Mundo Bambas (VMB), o maior campeonato internacional da modalidade.


PÉROLA CONQUISTA VICE-CAMPEONATO
PÉROLA CONQUISTA VICE-CAMPEONATO

O evento reuniu mais de 500 atletas de diversos estados brasileiros e países convidados, com transmissão ao vivo pelos canais SporTV e Combate. Representando Cidade Ocidental, a atleta Natália Vitória da Silva Pereira, a “Pérola”, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás - CEPMG, conquistou o segundo lugar na categoria feminina, destacando-se entre 520 competidores. A conquista foi celebrada como símbolo de esforço e superação, fruto de treinos intensos sob a orientação do técnico Mestre Luiz Fumaça.


Além de Pérola, os jovens capoeiristas Urso, Veloz e Bombinha — este último com apenas 7 anos e filho do estimado professor Kalango — emocionaram o público ao avançarem até as quartas de final. “Cada gota de suor nos trouxe até aqui. Na próxima, iremos ainda mais longe”, declarou Mestre Fumaça, que também agradeceu o apoio da comunidade e do prefeito Lulinha, reconhecido por incentivar o esporte local. Participaram ainda da comitiva os alunos Sombra e Sabiá.


O VMB 10 também ofereceu oficinas culturais, rodas de conversa e espaços de acolhimento para os atletas, reforçando o papel da capoeira como ferramenta de inclusão e valorização da cultura afro-brasileira.

MAIS QUE COMPETIÇÃO, UM MARCO CULTURAL E SOCIAL O VMB 10 foi muito além das disputas. Com atividades científicas, oficinas culturais, rodas de conversa e seletivas musicais, o evento reafirmou o papel da capoeira como patrimônio imaterial e ferramenta de inclusão. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Maricá e foi transmitida pelos canais SporTV e Combate, ampliando sua visibilidade nacional

Equipe de Cidade Ocidental - VMB 10
Equipe de Cidade Ocidental - VMB 10

PATRIMÔNIO CULTURAL Em 2008, a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o registro da “Roda de Capoeira” e do “Ofício dos Mestres de Capoeira”. Este reconhecimento destacou a importância da Capoeira como uma prática cultural que se transmite de geração em geração, constantemente recriada pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente e de sua interação com a natureza e a história, reconhecendo sua contribuição para a diversidade cultural e a criatividade humana.

“Cada gota de suor nos trouxe até aqui. Na próxima, iremos ainda mais longe”. Professor Fumaça

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
09 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Parabéns aluna Pérola, parabéns mestre Fumaça, parabéns a Prefeitura de Cidade Ocidental-GO,por apoiar os atletas. Pérola você é fantástica, continue se esforçando e nos mostrando como é linda nossa capoeira.

Curtir

Biaa
09 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Muito bom pérola vc merece 👏🏻

Curtir

Convidado:
09 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Vc merece muito essa conquista pérola

Curtir

Yasmim nogueira
09 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Muito bom pérola a ++

Curtir
bottom of page